Qual é o Prazo para o meu tratamento Doutor (a)?
A maioria dos pacientes buscam hoje por uma urgência e um imediatismo, que em sua maioria acaba se frustrando com respostas sinceras no momento de uma consulta de avaliação e planejamento. Mas já parou pra pensar no quanto uma “Simples” mudança na sua boca pode envolver diversos profissionais?
Um bom planejamento para Implante por exemplo, sem dúvidas vai contar com o apoio de um bom clinico para fazer adequação do meio bucal, pois não pode haver cirurgia em ambiente com risco de infeção, pode haver necessidade de um Periodontista, caso seja identificado doença periodontal (doença que causa sangramento gengival, mobilidade nos dentes e perda óssea), pode ocorrer intervenção do Ortodontista, para alinhar os dentes sadios, e colocar em posicionamento adequado, preparando a arcada para recebimento da futura prótese sobre implante, entre outros profissionais que podem atuar secundariamente paralelo ao tratamento em outros problemas da saúde bucal do paciente como o Endodontista que eventualmente poderá realizar um tratamento endodôntico caso seja necessário. Mas notemos que, para o sucesso de um determinado caso de implante, podemos solicitar primariamente a intervenção direta de 3 profissionais além do Implantodontista ( o profissional que realizará a instalação do implante).
Portanto, é importante tirar todas as suas dúvidas na consulta de planejamento, e compreender que seu caso jamais será igual ao caso do seu parente, do seu vizinho ou amigo. Cada paciente traz em sua individualidade, necessidade únicas de determinadas formas de tratamento e planejamento, além de já sabermos que cada organismo responde de uma maneira diferente ao tratamento proposto, o que é rápido para um, não é tão rápido para o outro.
A maioria dos casos na Odontologia vão requerer uma ampla abordagem multidisciplinar, e que podem ser repetidas durante o tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente, e ainda assim durante o tratamento o planejamento poderá ser alterado ou reajustado, o que na maioria dos casos não quer dizer que deu errado, mas as vezes as limitações físicas e biológicas do paciente podem requerer um tratamento mais prolongado, com mais ações de determinados profissionais, e mais tempo para o organismo reagir aos métodos de tratamento aplicado.
Mas o mais importante, é a compreensão do paciente sobre o passo a passo do que está sendo realizado, informar sempre os profissionais envolvidos no tratamento sobre quaisquer alteração de saúde de um modo geral, e respeitar as orientações e prescrições de cada profissional envolvido direta ou indiretamente com o tratamento.
Lembre-se sempre, não existe prazo pré determinado para os tratamentos, não existe uma tabela geral para todos, você é um individuo único, não existe ninguém igual a você, seu tratamento nunca estará nem atrás e nem a frente do outro, seu tratamento está ocorrendo no tempo certo, de acordo com as respostas do seu organismo.
Dra. Graziele Camargo Reis
CROSP: 13.4773